A Qualificação pela Certificação na Previdência Complementar
DOI:
https://doi.org/10.70444/2025v2n107Palavras-chave:
Fundos de Pensão. Certificação. QualificaçãoResumo
Considerando a relevância do Regime de Previdência Complementar passou a ser indispensável uma efetiva capacitação dos gestores, notadamente dos dirigentes e conselheiros, atestada pela certificação.
Tal mecanismo permite que sejam recrutados gestores de alto desempenho nas suas respectivas áreas tornando mais seguros os processos decisórios no âmbito dos Fundos de Pensão.
Nesse contexto, este estudo apresenta aspectos centrais da qualificação dos gestores das entidades fechadas de previdência complementar, pela certificação, e os normativos aplicáveis, sendo apresentadas algumas reflexões sobre o tema.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ALVES, Carlos Marne M. Dias. Certificação de dirigentes das EFPC. Artigo publicado no Caderno Técnico do 30º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. ABRAPP -SINDAPP - ICSS. Curitiba-PR, set. 2009, p. 40-48.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil.
Conselho de Gestão da Previdência Complementar. Resolução MPS-CGPC nº 13, de 01.10.2004. Estabelece princípios, regras e práticas de governança, gestão e controles internos a serem observados pelas entidades fechadas de previdência complementar - EFPC.
Conselho Monetário Nacional (CMN). Resolução nº 4.994, de 24.03.2022. Dispõe sobre as diretrizes de aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar.
Leis Complementares nº 108 e 109, de 29.05.2001. Dispõem sobre o Regime de Previdência Complementar.
Código de Autorregulação em Qualificação e Certificação. ABRAPP, SINDAPP e ICSS. SP. Outubro 2022.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Os dados de domínio público constam nas referências bibliográficas do artigo.
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lygia Maria Avena (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais
A submissão de trabalhos à Revista ANPPREV de Seguridade Social (RASS) implica na cessão não exclusiva dos direitos patrimoniais dos autores ao editor, permitindo a reutilização do conteúdo publicado sob a licença Creative Commons 4.0 , após sua publicação.
Essa cessão de direitos não exclusivos também autoriza o editor a hospedar o trabalho em Repositórios Institucionais Indexadores.